Nubank agora faz parte do open finance

 O Nubank adotou o open finance, sistema do Banco Central que permite o  compartilhamento dos dados financeiros dos usuários de uma instituição para outra de modo voluntário. Mesmo com milhões de clientes, não era necessário que a instituição fizesse parte. 

São forçadas a participar do Open Finance, instituições classificadas como S1 e S2 pelo Banco Central, e o Nubank é S3. Após ingressar na plataforma, o banco informou que seu objetivo é oferecer mais controle na vida financeira dos seus usuários, com uma experiência transparente e acessível. 

Esse novo recurso no Nubank está em fase de testes e será liberado gradualmente e que em breve estará disponível para os 62,3 milhões de clientes no Brasil. A Instituição reforçou que o compartilhamento de dados segue as regras da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

O que diz o Nubank?

A cofundadora e CEO do Nubank no Brasil, Cristina Junqueira, comunicou que por causa do open finance, será possível conhecer ainda mais os clientes. Assim como o comportamento financeiro de cada um, necessidades de limite de crédito, gastos, produtos e serviços utilizados.

Por isso, a instituição pretende melhorar cada vez mais o portfólio, que é o centro de tudo que é criado pela empresa. A empresa ainda reforça que o compartilhamento de dados bancários e não bancários do open finance seguirá todas as diretrizes previstas pela LGPD.

É importante lembrar que a fintech ainda conta com a fiscalização e a regulamentação previstas pelo BC (Banco Central), no qual apenas instituições autorizadas podem se associar.

O que é Open Finance?

O Open Finance é uma plataforma criada para garantir a padronização de tecnologias e a integração de sistemas. Nessa opção é permitido que os dados financeiros dos clientes sejam compartilhados entre algumas instituições.

Através do compartilhamento de dados, as instituições poderão oferecer produtos e serviços mais personalizados, conforme o perfil e a necessidade do usuário. Para os consumidores, tanto pessoa física quanto jurídica, existe a possibilidade de ampliar as soluções financeiras.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, siga-nos no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ipec: Lula tem 50% dos votos válidos no 1º turno, contra 35% de Bolsonaro e 9% de Ciro